×

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em _ldap_servers_decrypt() (linha 97 de /home/drupal/html/sites/neguem.inhis.ufu.br/modules/ldap/ldap_servers/ldap_servers.encryption.inc).

REVISTA ESPAÇO CADERNO FEMININO

 

Acesse: www.seer.ufu.br/index.php/neguem

 

O NEGUEM mantém uma revista, Caderno Espaço Feminino, criada em 1994 com o objetivo de dar visibilidade aos resultados das pesquisas acadêmicas. A revista é semestral, realiza permutas com outros periódicos nacionais e internacionais.


Revista Caderno Espaço Feminino ( ISSN 1516-9286 ) do programa de    Pós-Graduação  em Histórica da Universidade Federal de Uberlândia. A revista Caderno Espaço Feminino foi lançada em 05/04/95 numa sessão de criação do Núcleo de Estudos de Gênero Marquesa de Santos, em São Paulo, com uma programação bem elaborada pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC/SP.

 

E-mail: neguem@inhis.ufu.br

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121  Bloco 1Q – CDHIS 
Campus Santa Mônica – Uberlândia – Minas Gerais
CEP: 38400-902  Fones:(**34)3239-4236, 3239-4204 e 3239-4501


Informações sobre a composição da Revista

Público Alvo: Pesquisadores(as), professores(as) e alunos(as) interessados(as) pelos assuntos tratados.

Objetivos: Revistas Temática – Histórias = Relações de Gênero 
Total de Números publicados até o momento : 11 números 
Periodicidade: Semestral 
No ano de 1998 foi publicado apenas um número especial vol.4/5.


Histórico, temática e contribuições para o debate

         A Revista Caderno Espaço Feminino marca os 10 anos de existência do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher - Neguem, da Universidade Federal de Uberlândia. Desde janeiro de 1993, o NEGUEM vem abrindo novo espaço de reflexão acerca das relações de gêneros e, por umas perspectiva histórico-cultural, procura construir novos modelos de análise apoiados em metodologia interdisciplinar que vem requerendo uma revisão dos pares conceituais: natureza/cultura, masculino/feminino, sexo/gênero, corpo/mente, razão/emoção, público/privado, engendrados pela nossa cultura.
         Nesse tempos, em que assistimos à mudanças tão significativas nas relações entre homens e mulheres, reconfigurando as relações de poder nos espaços público e privado, faz-se necessário potencializar o que temos mais de específico na nossa condição de mulher: a capacidade de integrar a teoria com a prática, através do desenvolvimento de um trabalho que seja capaz de absorver à idéias de pluralidade, solidário com homens e mulheres, assumindo, cada um, sua tarefa na construção de um mundo mais generoso e humano.
         Os números da Revista Caderno Espaço Feminino trazidos a público foram dedicados aos temas: violência e representações do feminino e masculino por meio da mídia, cinema, discursos de diferentes épocas, políticas sociais de gênero, aborto/cidadania, feminismos, as políticas de sexualidade no discurso jurídico e popular, utopia libertária, educação feminina, a literatura feminina no Brasil, homossexualidade, a mulher, a cozinha e os novos hábitos alimentares, masculinidades, etc. Enfim reunimos artigos cujas questões teóricas e históricas contribuem para ampliar nossa perspectivas de investigação e debate.